EPADRV

parque pedagógico

Escola


O parque pedagógico é um local destinado à criação, detenção e reprodução de várias espécies cinegéticas e não cinegéticas, para fins didácticos e pedagógicos, onde normalmente são feitas excursões e visitas de estudo, maioritariamente de crianças do primeiro ciclo.

É constituído por uma área aproximada 4.158,55 m2.

Ao visitar o parque, podemos observar galináceos, algumas espécies cinegéticas, ovinas, caprinas, suínos e bovinos. Nele estão alojados dois bovinos da raça autóctone Marinhoa, para criação e engorda, através de um protocolo estabelecido com a Associação de Criadores desta raça, em vias de extinção.

Este parque pretende ser uma montra do concelho, repleto de actividades lúdicas e pedagógicas assentes nos seus recursos, ou seja, transmitir uma imagem muito naturalizada em que predomina o carácter da paisagem e as características próprias do lugar.

Complementarmente, pretende-se apostar nas vertentes de educação ambiental e da conservação das espécies.
Pretende-se criar e executar um programa pedagógico para os visitantes e, em particular, para as escolas, baseado na compreensão da eco-conservação das espécies existentes e do seu habitat natural.

Como o habitat é importante para o bem-estar de cada espécie, pretende-se aproximar o habitat em cativeiro daquele que seria o seu no estado selvagem.

Com animais e aves de espécies e raças diferentes, é o local privilegiado dos alunos do pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico que visitam regularmente a EPADRV, através de protocolos estabelecidos com as diversas instituições de ensino do concelho de Vagos.

 



Responsável
a designar


...


 Assistente Operacional
...

 


EPADRV ©2023
Eco-Escolas
Erasmus+
Apiário
HelioAgro
Loja
EQAVET
Apoios:
Rádio Terra Nova
Vagos FM
O Ponto